Alimentação Adequada faz bem a Saúde dos Olhos

Uma alimentação adequada é essencial para manter a saúde dos olhos, pois ajuda a melhorar a função visual e até mesmo evitar o surgimento de alguns problemas. Incluir em seu cardápio diversas vitaminas e minerais é muito importante para os olhos e para a visão.

As vitaminas nesses casos agem como suplementos e precisam ser ingeridas em dosagens determinadas pelo oftalmologista. Fumantes, por exemplo, têm algumas restrições para ingestão de certas vitaminas, pois às vezes pode acontecer um desencadeamento de outras implicações à saúde.

Um dos principais nutrientes para a saúde dos olhos é a vitamina A. Tanto que um dos primeiros sintomas de sua deficiência no organismo é a cegueira noturna. Portanto, é importante consumir alimentos ricos neste nutriente, como cenoura, abóbora, espinafre e fígado.

Vitaminas e alimentos antioxidantes são fortes aliados na prevenção e no tratamento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), bem como certos minerais, como o zinco e o cobre. Afinal de contas, olhos sofrem, assim como o resto do corpo, um processo natural de degeneração e envelhecimento. Esse processo é acelerado pela radiação ultravioleta à qual estamos expostos diariamente. Assim, estes componentes ajudam no fortalecimento da coróide da retina e são muito eficazes na circulação e impedem o dano celular causado pela oxidação.

Os carotenoides luteína e zeaxantina estão diretamente ligados à saúde dos olhos, pois são encontrados na mácula (parte central da retina). Estão na laranja, no mamão, na couve-flor, na ervilha e nos brócolis. Eles formam pigmentos que absorvem o excesso de luz, têm efeito antioxidante e evitam o acúmulo de gordura no interior dos vasos oculares.

Segundo um estudo feito pelo National Institute of Health (The Age-Related Eye Disease Study - AREDS), os altos níveis de antioxidantes presentes nas vitaminas C, D e E, além do Betacaroteno, a Luteína, o Ômega 3, o Selênio e o Zinco diminuem, comprovadamente, em torno de 25% as chances de ocorrer a degeneração macular relacionada à idade e protegem os olhos contra a aterosclerose (acúmulo de gordura nas paredes internas dos vasos oculares).

Manter um peso saudável ajuda a saúde dos olhos, porque pessoas acima do peso ou obesas têm mais chances de desenvolver diabetes e outras doenças que podem afetar a visão, como retinopatia diabética (vasos sanguíneos anormais que crescem através da retina) e hipertensiva.

Para Andréa Barbosa, oftalmologista membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e Coordenadora do Serviço de Oftalmologia da Rede D'Or no Rio de Janeiro, é preciso “atentar para a funcionalidade dos alimentos”.

Fonte: Saude Visual

© 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3