12 curiosidades sobre a visão que você (talvez) não sabia

Conheça algumas curiosidades sobre a visão e entenda um pouco deste sentido tão importante para a vida.

 

A visão é um dos cinco sentidos humanos (visão, audição, paladar, olfato e tato). É por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta.

1. Herança genética - Pais que usam óculos com grau acima dos 7, tem forte tendência a terem filhos que precisarão de óculos desde pequenos.

2. Ler em movimento - Ler dentro de veículos em movimento não faz mal. Algumas pessoas sentem enjoo, mas é uma reação individual.

3. Tratamento antirreflexo - Lentes antirreflexos podem ser danificadas caso tenham contato frequente com sprays de cabelo ou perfumes.

4. Ofuscação na lente - Pessoas que usam óculos vez ou outra têm ofuscações. Isto pode ser causado por faróis de veículos em sentido contrário, ou reflexos de rodovias molhadas e até mesmo placas de sinalização.


5. Tempo de escolha - Quando as pessoas vão adquirir óculos novos, gastam mais de 80% de seu tempo apenas escolhendo a armação.

6. Ferimentos oculares - Quase metade dos ferimentos oculares traumáticos está relacionado a acidentes por esportes com bola.

7. Velocidade da “lente” humana - A “lente” do olho humano é mais rápida do que a lente mais moderna de uma câmera fotográfica. Ao olhar ao redor os olhos focam em vários objetos em frações de segundo. Tudo isso, em uma velocidade muito mais rápida.

8. Luz UV - A luz UV (raios ultravioleta) emitida naturalmente pelos raios do sol pode “queimar” a superfície do olho e causar tumores amarelados benignos no olho, caso atingirem a visão constantemente.

9. Hábitos saudáveis - Para proteger a saúde dos olhos deve-se seguir uma dieta balanceada, ricas em fibras frutas e vegetais, assim como beber bastante água, não fumar e evitar exposição à fumaça e usar óculos com proteção contra os raios ultravioletas.

10. Retina - A retina é um mosaico de 130 milhões de células nervosas sensíveis à luz.

11. Lentes fotossensíveis - Protegem os olhos dos raios UV e se adaptam às mudanças de luminosidade, o que as tornam muito práticas. As lentes são compatíveis com todas as armações.

12. Piscadas - Ao piscar nós lubrificamos os olhos, e este ato acontece milhares de vezes por dia. Em média, os seres humanos piscam 15 mil vezes por dia.

Fonte: http://goo.gl/Xl9dTE

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3