Importância da boa dieta para os olhos

Levantamento do IBGE revelou que 98% dos brasileiros não consomem a quantidade adequada dessas vitaminas.

O déficit desses nutrientes pode causar degeneração da retina, doença caracterizada pela morte das células do centro da retina (mácula), que é apontada pela OMS como a maior causa de cegueira definitiva do mundo.

Nove em cada 10 portadores de degeneração macular, são acometidos pelo tipo “úmida”, onde os vasos sanguíneos se rompem, e o portador enxerga uma mancha escura. Por isso, a maioria dos pacientes confunde a doença com “óculos vencidos” e atribuem o problema à idade.

A vitamina E é um dos antioxidantes que interrompem a degeneração das células da mácula provocada pelo envelhecimento e a vitamina D responde pela boa circulação sanguínea e, portanto, pela oxigenação na retina. O comprometimento da circulação por falta da vitamina leva à falência das células da mácula - ponto ovalado de cor amarela junto ao centro da retina do olho humano.

As principais fontes de vitamina E são gérmen de trigo, cereais integrais, ovos, frutos secos e vegetais de folhas de cor verde-escura. Já a vitamina D pode ser encontrada em leite e seus derivados e nas carnes de peixe e fígado. A absorção depende da exposição ao sol por 15 minutos. Assim, alguns fatores podem reduzir a absorção da vitamina, tais como o inverno, o excesso de poluição, a pele escura, a menopausa, pessoas com mais de 50 anos e doenças no fígado ou rins. Em casos assim, a recomendação é passar por consulta com um oftalmologista para checar a necessidade de suplementação.

Fonte: http://goo.gl/yByjyR

« Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3