Levantar pesos na academia pode prejudicar a visão e causar Glaucoma

O Glaucoma ocorre quando o líquido nos olhos não é drenado adequadamente.

A parte da frente do olho é preenchido com um líquido chamado humor aquoso. Este circula constantemente no olho e volta para a corrente sanguínea a uma pressão constante, ajudando os olhos a manterem a sua forma, bem como a liberação de nutrientes.

No entanto, em pessoas com glaucoma, este líquido não escoa corretamente através de uma estrutura parecida com uma pequena peneira, chamada malha trabecular. Ao longo do tempo, por razões não totalmente compreendidas, essa rede de tubos de drenagem fica entupida.
O líquido se acumula, colocando pressão sobre o nervo óptico danificando-o ao longo do tempo.

Apesar de glaucoma tem uma ligação genética, muitas pessoas ao longo da vida vão inadvertidamente ter o dano ou a acelerar com atividades que aumentam a pressão nos olhos.

O risco é que quando os sintomas - como estreitamento do campo de visão - aparecem, eles não aparecem até que o nervo óptico esteja danificado irreparavelmente. Até então, alguns pacientes terão se prejudicado mais, fazendo atividades que aumentam a pressão no olho.

Quando levantadores de peso prendem a respiração durante o exercício, criam um excesso de pressão em seus olhos, o que pode levar à perda da visão, dizem pesquisadores da Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital. Em um estudo, o Dr. Robert Ritch, professor de oftalmologia clínica, observou que homens com idades entre 18 e 40 anos que realizavam exercícios de supino padrão. Para a primeira série de supino, os participantes foram convidados a prender a respiração e para o segundo set, eles foram orientados a respirar normalmente.

Os médicos mediram a pressão interna do olho durante cada série de supino e descobriram que, enquanto seguravam a respiração, a pressão ocular aumentou em 27 dos participantes, enquanto que os que foram autorizados a respirar normalmente não tiveram aumento de pressão. Este aumento de pressão é potencialmente perigoso, uma vez que podem causar glaucoma, uma das principais causas de cegueira.
O Dr Robert Ritch recomenda que levantadores de peso devem expirar quando na pressão com com seus pesos, isso vai ajudar a baixar a pressão nos olhos. Ele também relata que tratou um paciente que ficou cego depois de fazer repetidamente headstands em yoga.

Um estudo publicado no Graefe's Archive for Clinical and Experimental Ophthalmology em 2011 constatou que a pressão nos olhos dos músicos que tocam instrumentos de sopro "significativamente" aumentou quando eles tentaram sustentar notas agudas.

O risco é maior para as atividades regulares realizadas por longos períodos.

Faça exames periódicos

Aqueles com um histórico familiar de glaucoma ou não devem estar atentos. Mas ele alertou que muitas pessoas se deixam levar por uma falsa sensação de segurança, pois eles acreditam que exames oftalmológicos de rotina irão detectar quaisquer problemas graves. É essencial que  a cada 6 meses pessoas com mais de 40 anos obtenham exames de vista em profundidade por um optometrista, não apenas um teste de visão.

Fonte: http://goo.gl/cbpClf

« Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3