Cuidados com os cílios

Em um post anterior já apresentamos os cílios e apontamos sua importância para a proteção dos olhos.

Naquele post fica claro que os cílios merecem cuidados e atenção. Um dos problemas que podem aparecer na região é a caspa, sinal de blefarite, uma doença crônica que provoca inflamação que, por sua vez, pode piorar com o frio, estresse e ingestão de gordura. A blefarite provoca excesso de oleosidade nos cílios, tornando-se necessário lavá-los uma vez por dia com água e (detalhe importante) shampoo de bebê, para não irritar os olhos.

Os cuidados com os cílios aumentam para as mulheres que usam rímel, pois dormir com o produto pode causar terçol, inflamação provocada por bactérias. Fica fácil perceber que pessoas que costumam ter terçol frequentemente devem evitar o uso do rímel. Caso queiram - ou precisem - continuar usando, a dica é massagear os cílios sempre após retirar o produto.

Uma alternativa são as máscaras com silicone, que dão efeito de cílios alongados. O uso constante de máscara nos cílios, porém, pode contribuir para a queda deles, o que pode ser disfarçado com o uso da maquiagem definitiva, que não é indicada para pessoas que têm queloide ou cicatrização hipertrófica. Outra opção é aplicar cílios postiços, primeiro utilizando o curvex, acessório específico para curvar os cílios, seguido do rímel, que deve ser passado de dentro para fora com movimentos da raiz até as pontas.

Em pessoas com os olhos caídos, os fios dos cílios postiços colocados na área externa do olho ajudam a levantar a expressão. Já as pessoas com olhos pequenos pedem os fios na parte interna para dar um efeito amplo ao olhar. Mas (é, sempre tem um mas) quem sofre com sensibilidade na pele deve evitar os cílios postiços, pois eles podem causar irritação.

Ainda na questão de alongar os fios dos cílios, também pode-se optar pelo uso do curvex, que exige cuidado porque se usado frequentemente causa a quebra dos fios. Sim, existem os implantes de cílios, com aplicação fio a fio de pelos sintéticos que têm aspecto natural, procedimento recomendado para pessoas com cílios curtos ou espaçados.

Como todos os pelos do corpo, os cílios se renovam. Como todos os pelos do corpo, os cílios carecem de higiene. Assim, é importante lavar sempre as mãos antes de mexer neles e mantê-los sempre limpos também, pois bactérias, como as que causam o tracoma, podem ser transmitidas pelo simples pousar de uma mosca na região dos olhos.

Fonte: http://goo.gl/xq1GKU

« Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3