A função dos cílios e sua importância na saúde ocular

Os Cílios existem para proteger os olhos, eles servem como uma barreira importante que impedem que pequenas partículas como poeira e microorganismos cheguem aos olhos.

Eles também funcionam como sensores que se um inseto, por exemplo, se aproxima imediatamente reagimos fechando as pálpebras assim a possibilidades de alguma coisa atingir diretamente nossos olhos seja evitada. Os cílios são semelhantes aos cabelos com 0,25 micrometro de diâmetro,contendo em seu interior um feixe de microtúbulos,por isso devemos cuidar bem os nossos cílios pois ele tem muitas funções para os seres vivos.

Um cílio dura de 90 a 150 dias e ai ele cai, sendo substituído por outro. Temos cerca de 200 cílios em cada olho, os cílios também existem em muitas superfícies animais e vegetais que servem para mover fluidos sobre a superfície da célula, ou para impulsionar a (remo) células filhas através de um fluido. A cada dia surge cerca de um fio novo de cílios para substituir os que caem . Existem ainda pessoas que preferem usar cílios postiços para ficar mais bonitas deixando-os mais longos.

Em citologia, cílios são apêndices das células eucarióticas com movimentos constantes em uma única direção o nome cílios provem do latim, com o significado de pestana pela sua similaridade aparente. No entanto usa-se o termo cílios nos casos em que eles são numerosos e curtos, os cílios são encontrados em todos os animais exceto nos artrópodes nemátodes, eles são raros nas plantas mas existem, (por exemplo, do filo Ciliophora ou ciliados) nos seres humanos e nos mamíferos têm células ciliadas no revestimento interno da traquéia e brônquios, que servem para reter a poeira e os mucos que podem prejudicar os olhos, pulmões e também os ouvidos . Cada cílio é formado por uma membrana que protege uma matriz de nove microtúbulos, que rodeiam um núcleo central de microtúbulos, que é chamada de organização de uma estrutura 9 + 2, se eles são escassos e longos eles recebem o nome de flagelos, ao passo que são numerosos e curtos eles são denominados cílios.

Fonte: http://goo.gl/h3CMjq

« Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3