Abuso de medicamentos no inverno afeta olhos

Uso prolongado de medicamentos para combater doenças respiratórias pode causar olho seco crônico, glaucoma e catarata.

O clima frio e seco do inverno faz as doenças respiratórias como a gripe, resfriado, amigdalite, rinite, bronquite, asma e pneumonia triplicar segundo estimativa da OMS (Organização Mundial a Saúde). De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, isso acontece porque durante o frio os ambientes fechados facilitam a proliferação de vírus. O ar mais seco também  resseca todas as mucosas e a lágrima que tem a função de proteger a superfície ocular. Resultado: no inverno nossos olhos sofrem em dobro. Isso porque, explica, além das doenças  oculares comuns nesta época do ano - olho seco, conjuntivite viral e alérgica - eles ficam mais expostos ao uso  indiscriminado de medicamentos para combater as doenças respiratórias.  O abuso, adverte,  pode causar desde olho seco crônico, até glaucoma e catarata. Não é brincadeira. O médico conta que já atendeu jovens que tiveram doenças oculares graves causadas pelo uso abusivo de medicação.  É claro que não há como escapar - todo remédio tem efeitos colaterais. "A questão é saber qual a dosagem ideal e quando deve ser trocado ou interrompido. Não existe medicamento inofensivo", afirma.

Como evitar encrencas

Queiroz Neto diz que a maioria dos medicamentos utilizados para doenças respiratórias podem provocar complicações oculares conforme a sensibilidade de cada pessoa. Os principais elencados pelo médico são:

 

Medicação / indicação Efeito ocular Prevenindo complicações
Descongestionante nasal / coriza, nariz entupido Glaucoma Após 5 dias de uso substituir por soro fisiológico
Dimnidrinato, orfenadrina e prometazina / rinite, faringite Glaucoma Acompanhamento oftalmológico em caso de uso acima de 3 meses
Corticóide / gripe, bronquite, asma, rinite e outras alergias severas, pneumonia viral Glaucoma e catarata Acompanhamento oftalmológico em caso de uso acima de 6 meses
Loratadina / rinite, faringite Visão embaçada, olho seco, ceratite Dieta rica em ômega 3 - castanhas, salmão e sardinha
Antitérmicos / gripe, pneumonia Visão embaçada, olho seco Dieta rica em ômega 3 - castanhas, salmão e sardinha
Analgésico / resfriado, amigdalite Olho seco Dieta rica em ômega 3
Analgésico / gripe, amigdalite Conjuntivite alérgica Substituir por corticóide

 

Falta de informação gera erros

O oftalmologista destaca que a falta de informação faz muitas pessoas optarem  usar antiinflamatório não hormonal ou corticóide para tratar doenças causadas por bactérias, ou tratar uma rinite alérgica como gripe. Quem tem uma infecção bacteriana e toma um corticóide, mascara o problema e reduz ainda mais as defesas do organismo. Já as pessoas que têm alergia mas desconhecem o problema, podem piorar a reação alérgica se tomarem um antiinflamatório não-hormonal. O mais coerente, afirma, é consultar um especialista. Erros de medicação podem significar a diferença entre enxergar e viver no escuro.

Fonte: http://goo.gl/vuE2y2

« Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3