Dietas podem prejudicar a visão, diz especialista

Você é adora dietas e sempre recorre a elas para acabar de vez com aqueles quilinhos indesejáveis que a balança insiste em apontar? Pois é bom ficar atento a que tipo de dieta que você está adotando.

“Há inúmeras dietas, umas mais famosas, outras nem tanto. Há aquelas que excluem os carboidratos, outras que eliminam as gorduras totalmente do cardápio. Mas é bom que todos saibam que a gordura é super importante para a absorção de vitaminas, as chamadas lipossolúveis, que são as vitaminas A, B, E e K. Então, se a pessoa tiver deficiência da vitamina A, por exemplo, ela pode ter graves problemas, um deles é a cegueira”, lembra o especialista.

 A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal, como ovo, leite e derivados, e fígado. Outra forma de obter essa vitamina é através de alimentos ricos em carotenoides, como por exemplo batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis, espinafre e caju.

 Para o doutor Renato, dietas muito restritivas podem acarretar danos de médio a longo prazo. “Nas dietas, a restriçao deve ser na quantidade e não na qualidade. Você deve diminuir a ingestão de gordura, mas nunca zerá-la. A restrição deve ser parcial. Pessoas que não ingerem gordura podem vir a ter cegueira noturna, ou seja, dificuldade para enxergar em ambiente pouco iluminado, além de olho seco, manchas na conjuntiva e problemas na córnea”, explica.

 De acordo com o especialista, uma alimentação equilibrada é o melhor remédio para cuidar da saúde dos olhos. “A dica é incluir na dieta alimentos ricos em vitamina A e manter o check-up sempre em dia”, resume.

Fonte: http://goo.gl/GR360m

« Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3