6 ilusões de ótica incríveis

É oficial: não dá pra acreditar 100% no nosso cérebro. Ilusões de ótica como as listadas abaixo são criadas pela forma como o olho forma imagens e percebe cores, mas também se devem a “tilts” do cérebro.

Há ainda as brincadeiras geométricas e os truques de perspectiva que enganam nossos olhos e a nossa mente.

A SUPER tem o especial “As Melhores Ilusões de Ótica De Todos Os Tempos”, você já conhece? Ele foi lançado ano passado, então não está mais à venda em bancas e livrarias, mas sempre há como buscar essas publicações em bancas mais “robustas” ou em sebos.

1. Não acredite nas cores
Acredite: nesta espiral, o “verde” e o “azul” são a mesma cor. O que acontece é que o nosso olho percebe as cores uma em relação às outras. Como as listras são muito fininhas, essa comparação “confunde” o tom de verde.

Ilusao de otica 1

2. Imagem parada em movimento
Acredite, este não é um gif, é uma imagem em jpeg normal. O que acontece é que as diferenças entre luz e sombra criam mini movimentos involuntários nos olhos, causando a sensação de movimento.

Ilusao de otica 2

3. Moinho de água em looping
O artista holandês Escher criou esta imagem (e diversas outras) brincando com a geometria e as regras de perspectiva.

Ilusao de otica 3

Aí veja o vídeo abaixo, onde um cara contruiu uma cachoeira de Escher da vida real!

Tudo truque, gente, vejam o vídeo de McWolles, em que ele mostra como fez o vídeo.

4. Círculo de bolinhas que desaparece
Este gif tem duas ilusões: se você focar seus olhos na cruz central, verá um círculo verde que se movimenta. E ainda, se você focar MESMO na cruz central, as bolinhas rosas somem! O que acontece é que a cor verde é uma “imagem fantasma”, ou “pós imagem negativa”, que é criada pelos olhos após a visualização de uma cor intensa (no caso, as bolinhas rosas) na cor oposta à ela (no caso, verde).

Ilusao de otica 4

5. Mulher giratória
Pra você essa mulher acima gira em sentido horário ou anti-horário? O sentido que ela gira depende do seu cérebro, não da imagem acima. Todas as silhuetas são ambíguas, o nosso cérebro é que tenta criar uma terceira dimensão na imagem, causando a sensação de que ela gira para um lado ou para outro.

E sim, é possível fazer com que a mulher gire para outro lado, basta usar o seu poder da mente. Alguns conseguem fazer isso sem tentar muito, outros precisam de mais esforço. Pra mim, ela simplesmente começa a girar pra outro lado sem eu querer.

Não acredite que isso tem a ver com a dominância de um ou outro hemisfério do cérebro, a ilusão não tem nada a ver com isso!

Ilusao de otica 5

6. Uma cara no café
Faça um esforço e encontre a cabeça de um cara no meio desses grãos de café. Olhe bem, ele está aí, sim.

Ilusao de otica 6

Encontrou?

Então agora você nunca mais vai achar que só existem grãos nesta imagem! Isso tem a ver com o chamado aprendizado “one-shot”. Isso significa que, uma vez que você sabe onde está a cabeça, nunca mais você vai achar que ela é um grão de café. Mas até lá… você simplesmente não tem ideia de onde ela está!

Fonte: http://goo.gl/8yZpB3

« Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3