Dieta de 98% dos brasileiros não contempla saúde dos olhos

Oftalmologistas dão dicas de alimentos para uma visão melhor.

Popularmente conhecida, a vitamina A está ligada a uma boa visão. Ela evita a xeroftalmia, doença conhecida como cegueira noturna. E isso é verdade, porém, ela não é a única responsável pelo bom funcionamento dos olhos. As vitaminas D e E também são imprescindíveis ao órgão, mas um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu que a dieta de 98% dos brasileiros são deficientes dessas vitaminas.

Segundo o oftalmologista retinólogo Sebastião Ferreira Neto, a carência desses nutrientes pode antecipar o aparecimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. Ele explica a falta desses nutrientes compromete a mácula, região central da retina. “A melhor maneira de tratar a DMRI é realmente com a prevenção. Quando a região já está afetada, o tratamento é delicado e com o uso de drogas complexas. Depois do comprometimento da visão, não há mais o que se fazer para recuperá-la”.

Algumas vitaminas agem de forma a melhorar o funcionamento na região da retina. “A vitamina D ativa a circulação sanguínea, o que também proporciona melhor oxigenação das células retinianas. Enquanto isso a vitamina E é antioxidante, ou seja, age para evitar o envelhecimento dessas células”, completa Sebastião Ferreira.

A doença é muito comum nos mais idosos devido ao envelhecimento das células, muitas vezes confundida com óculos vencidos, conforme conta o médico. Mas com uma boa alimentação é possível retardá-la. “As pessoas costumam encarar com normalidade o fato não estarem enxergando muito bem. Costumam atribuir a uma simples necessidade de óculos. Na verdade é preciso ficar atento porque podem estar escondidos problemas mais graves”.

Alimentos

Os nutricionistas ressaltam que além de ser encontrada em diversos alimentos, a vitamina D também é formada na pele com a exposição à luz solar. Ela é encontrada no leite e seus derivados (iogurte, queijo, manteiga etc.), nos peixes de água salgada (arenque, sardinha, salmão) e no fígado. Para ingerir a vitamina E, gérmen de trigo, cerais integrais, ovos, folhas verde-escuras (brócolis, espinafre, couve, mostarda, agrião etc.) e frutas secas são boas fontes.

Fonte:http://goo.gl/N7IrNZ

« Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3