Tela de smartphone pode causar desconforto visual

Os benefícios da tecnologia são muitos, mas os malefícios também existem. A tela do smarphone, uma mania mundial, pode causar sérios desconfortos na visão. Saiba mais sobre o assunto.

Cada vez mais os telefones celulares estão se tornando uma ferramenta de trabalho e diversão para milhares de pessoas. Mas, apesar dos muitos benefícios, os malefícios também já foram comprovados. De acordo com um artigo publicado no Journal of Vision, há relatos que indicam que a visualização prolongada de dispositivos móveis e outros aplicativos na tela dos smartphones pode provocar desconforto visual, dores de cabeça e fadiga. A causa para o aparecimento de tantos problemas pode ser o esforço feito pelos olhos para focar a tela e, simultaneamente, ajustar a distância para ler o conteúdo.

Uma equipe de pesquisa liderada por Martin S. Bank, professor de Optometria e de Oftalmologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizou uma série de experimentos com 24 adultos. Foi observada a interação entre a distância de visualização e a direção do conflito, examinando se a colocação do conteúdo na frente ou atrás da tela afetaria o conforto visual do usuário do telefone.

"O desconforto visual surge quando o usuário do telefone concentra seu olhar na tela, ou seja, acomoda sua visão à distância apropriada da tela, que é fonte refletora de luz. Ao mesmo tempo, os olhos devem convergir para que uma distância apropriada do telefone possibilite ler ou assistir o que está na tela do telefone”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Segundo o especialista, em condições normais, esta situação de “esforço extra para os olhos” pode não representar um problema porque quando uma pessoa apresenta fadiga visual, na frente do computador, por exemplo, ela se levanta por cinco minutos, descansa os olhos e fica bem novamente. “Mas quando você está assistindo um filme no smartphone, você tem que se concentrar mais para fundir as imagens. É isto o que causa a dor de cabeça”, explica o oftalmologista Eduardo de Lucca.

"O desconforto associado com a visualização de filmes e imagens em pequenas telas, como as dos smartphones, é um dos principais problemas que podem limitar o uso desta tecnologia. Precisamos de mais estudos e pesquisas neste campo com uma amostra maior a fim de desenvolver estatísticas de base populacional que incluam crianças e adolescentes. Com a explosão de imagens no campo do entretenimento, da comunicação e da tecnologia médica é preciso definir qual o melhor posicionamento dos espectadores em relação ao display”, acrescentou.

Fonte: http://goo.gl/AEOq45 

« Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3