Como proteger seus olhos enquanto usa seu computador

Como a maioria de nós passa horas na frente de um monitor de computador, é recomendável proteger os olhos de potenciais danos. Não se esqueça que as seguintes recomendações se aplicam apenas para uma adequação do seu local de trabalho de modo a melhor proteger os seus olhos e não atende as outras necessidades ergonômicas relacionadas com o trabalho na frente do computador.

Cuidados adequados com os seus olhos

1 - Tire cinco minutos de intervalo a cada uma hora, olhando para um ponto distante e fora da visão do monitor do computador.

2- Apenas feche seus olhos por alguns minutos quando seu trabalho exige um período prolongado de frente para o computador.

Mantendo a distância apropriada e outras medidas de segurança

1 - Mantenha a distância de 40 cm a 76 cm entre o monitor e seus olhos. A maioria das pessoas acha mais confortável a distância de 50cm a 66 cm.

2 - Certifique de que o topo do monitor esteja em um nível ligeiramente abaixo do nível dos olhos.

3 - Incline a parte superior do monitor longe de você em um ângulo de 10° a 20°. A maioria dos monitores estão equipados com telas inclináveis​​ que permitem adequar o monitor para criar um melhor ângulo de visualização.

4 - Mantenha sua tela livre de pó e de impressões digitais.

5 - Use uma cadeira ajustável permitindo que se sente em ângulo e distância apropriados da tela do monitor do seu computador.

6 - Caso o seu trabalho envolva um prolongado envio de dados, use um porta-documentos para proteger qualquer material de leitura ou material de referência. Coloque o porta-documentos próximo ao monitor e à mesma distância que há entre seus olhos e seu monitor. Isso permite que seus olhos mantenham o foco quando olham do monitor para o material de leitura.

7 - Use uma superfície de trabalho que esteja numa altura de 66 cm do chão.

8 - Mantenha a distância da fronte de sua cadeira e o espaço da dobra do seu joelho entre 5 cm e 10 cm.

9 - Utilize um tamanho de fonte que seja visível. O tamanho dos caracteres é um fator importante, já que determina a distância que o usuário prefere visualizar o monitor.

Mudando a aparência das fontes de texto na tela do seu computador

1 - Aponte o seu cursor em qualquer lugar na área de trabalho e clique com o botão direito do mouse em "Propriedades". A janela de "Propriedades de Exibição" irá aparecer.

2 - Clique na aba de "Aparência" na janela da "Propriedades de Exibição".

3 - Vá para o "Tamanho da Fonte" no menu suspenso e escolha "Fontes grandes" ou "Fontes extra grandes" ao invés de fonte "Normal", que já foi pré-selecionada pelo sistema. Nesse caso, se você está trabalhando em um sistema Windows XP. Depois de ter feito uma escolha, você vai ver uma amostra do que escolheu na parte superior da janela da "Propriedades de Exibição". Escolha o que é confortável para os seus olhos.

4 - Clique no botão "Aplicar".

5 - Feche a janela da "Propriedades de Exibição".

Assegurando uma boa iluminação

1 - Use tubos fluorescentes para conseguir baixos níveis de iluminação. Maiores níveis apagam a imagem na tela. Níveis de iluminação se referem à quantidade de luz que incide sobre uma superfície de medida em "lux" ou "foot candles" (sistemas métricos e inglês de medição, respectivamente).

2 - Providencie luminárias com foco de luz. Esse tipo de iluminação permite que os trabalhadores ajustem o nível de iluminação de acordo com as suas preferências, mas o nível de iluminação deve ser igual ou inferior ao ideal sugerido de 50 foot candles.

Assegurando uma iluminação apropriada pelo ajuste de contraste

1 - Contraste é a diferença de luminância entre duas áreas (de tarefas e de plano de fundo). Evite contraste excessivo dentro do campo visual e reduza o contraste para limites aceitáveis, evitando superfícies extremamente claras ou escuras. A principal razão para isso é que os problemas de visão podem surgir e a visualização se torna difícil quando há grande contraste entre o ponto de serviço e arredores adjacentes.

2 - Uma boa configuração de tela também tem separação entre controle de contraste e controle de brilho. Regule o brilho do fundo em relação aos caracteres ajustando os controles de contraste.

3 - Controle a amplitude da luz emitida pelos caracteres ajustando os controles de brilho.

Assegure uma iluminação apropriada no seu ambiente de trabalho inibindo o brilho forte

1 - Brilho forte é causado pela distribuição não uniforme de iluminação no seu campo de visão, assim como o brilho de luminárias ou das janelas. Você pode inibir esse brilho reorientando o seu local de trabalho e movendo as fontes de luz forte fora de sua linha de visão.

2 - Cubra as janelas com venezianas, cortinas, persianas ou filtros para reduzir o brilho do sol ou das luminárias em seu ambiente de trabalho.

3 - Use painéis para bloquear a intensidade da luz, reduzindo, assim, o brilho forte.

4 - Ajuste o contraste do computador para alterar o brilho da tela e dos caracteres, o que também irá reduzir o brilho forte.

5 - Posicione a tela em certos ângulos na direção da fonte de luz.

6 - Evite vestir roupas brilhantes que podem causar um brilho que reflita na tela.

7 - Cubra seu monitor com uma tela anti-brilho.

Assegurando uma iluminação apropriada no seu ambiente de trabalho evitando brilho refletido

1 - Quando um trabalhador pode ver uma luz sobre a sua superfície da tela, esse é o caso de reflexos. Esse brilho também pode ser visto em topos de mesa suavemente polidas. As fontes de brilho refletido podem ser janelas, paredes, luminárias reflexivas ou roupas reflexivas. Você pode controlar o brilho refletido pelos métodos sugeridos em cada um dos passos a seguir.

2 - Reduza a intensidade da fonte de luz providenciando capas para as luminárias, cobrindo as janelas ou escolhendo altura apropriada de painéis.

3 - Proporcione um acabamento fosco ou plano em equipamentos móveis ou paredes.

4 - Incline o monitor para remover o reflexo e manter longe de sua linha de visão. Características de inclinação são agora incluídos na maioria dos monitores.

5 - Cubra a tela com uma superfície gravada ou com diferentes tipos de filtros.

Reorganizando o escritório para reduzir problemas de iluminação

1 - Posicione as estações de trabalho entre fileiras e luminárias.

2 - Posicione as estações de trabalho longe das janelas.

3 - Posicione todas as estações de trabalho paralelas às janelas.

4 - Use painéis para bloquear a luz.

Selecionando as cores na visualização de vídeo para evitar um roblema de vista chamado Efeito McCullough

1 - Quando a cor da tela do monitor de vídeo é verde, alguns usuários veem imagens residuais rosa. Esse é um fenômeno incomum chamado Efeito McCullough, fazendo com que as pessoas que usam computadores por horas passem a ver uma franja rosada em torno de certas imagens. Embora essa seja inofensiva, a imagem residual é criada quando as células nervosas da retina que percebem a cor verde ficam saturadas e a cor vermelha aparece no lugar. Escolha monitores de vídeo que não sejam de cor verde, para evitar que esse problema de visão ocorra.

Fonte: http://goo.gl/eI9Fno

« Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3