Saiba quais alimentos podem contribuir para saúde da visão

Existem alguns alimentos que, além de saborosos, podem contribuir com a melhora da visão e prevenir doenças oculares graves que atingem, principalmente, os idosos.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI), principal causa de perda da visão e cegueira irreversível em adultos maiores de 65 anos em todo o mundo, é uma das doenças que podem ser prevenidas com o consumo de alimentos saudáveis. A forma úmida da DMRI é a mais grave e se caracteriza por um crescimento anormal de vasos sanguíneos, que produzem extravasamento de sangue e fluído na mácula, a parte da retina responsável pelo foco da visão. A mácula possibilita enxergar com maior clareza e definição.

Segundo o oftalmologista e presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Walter Takahashi, ter hábitos de alimentação saudáveis é benéfico para todo o corpo, e com os olhos não é diferente.

— Existem pigmentos como a luteína e a zeaxantina, que reduzem os riscos de piora de algumas doenças. Eles estão presentes naturalmente na mácula e podem ser encontrados em diversos alimentos— ressalta o especialista.

Conheça alguns desses alimentos que beneficiam os olhos e afastam as chances desse tipo de doença se desenvolver:

Ovos
O ovo é um dos alimentos mais polêmicos quando o assunto é saúde. Existem pesquisas que apontam que o consumo de dois a quatro ovos diariamente reduz o risco de DMRI. Apesar do benefício, é importante se controlar para não comprometer os níveis de colesterol.

Pipoca
Um dos únicos lanches que não é vilão da saúde, desde que preparado com pouco óleo na panela. A pipoca possui antioxidantes concentrados e substâncias protetoras da saúde da mácula. Essas substâncias estão presentes na casca do grão, aquela que muitas vezes gruda no dente. São indicados 20 gramas por dia, o que equivale a uma xícara de chá de milho.

Brócolis, couve e pimentão
Segundo estudos do National Eye Institute, esses alimentos, ricos em vitaminas C e E, diminuem em aproximadamente 17% o risco de DMRI e também ajudam na prevenção da catarata. De acordo com o oftalmologista, existem fatores desencadeantes da DMRI e um deles é a oxidação dos tecidos da retina, que nada mais é do que o envelhecimento dos tecidos. Dessa forma, os antioxidantes tem um papel importante na prevenção da doença, seja reduzindo os riscos de piora ou estabilizando a lesão. São as vitaminas como vitamina C, vitamina E, betacaroteno, e o zinco.

Peixes
Por conter um índice elevado de ômega 3 e vitaminas A, B e D, peixes como sardinha, salmão e atum são também os heróis da alimentação quando o assunto é saúde ocular. Além de oxigenar a retina, também combatem os radicais livres.

Óleo de linhaça e azeite de oliva
O azeite, também rico em antioxidantes, protege o globo ocular e retarda o envelhecimento. Já o óleo combate o olho seco e é, também, fonte de vitamina E e ômega 3. Não só bom para a visão, o óleo de linhaça também ajuda no sistema imunológico, o que pode evitar outras doenças não necessariamente ligadas aos olhos.

Fonte: http://goo.gl/RW3tvt 

 « Voltar para o Blog

Receba mais informações como esta, assine nossa newsletter:


 

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3