Cerca de 80% das informações que uma pessoa recebe vêm dos olhos

Cerca de 80% das informações recebidas por nossos sentidos vêm dos olhos. Por isso, é importante cuidar bem deles, principalmente na hora de usar maquiagem, colírio ou lente de contato.

Os olhos são tão sensíveis, que cada um deles tem 15 vezes mais nervos que a ponta dos dedos, por exemplo. Para explicar como funcionam esses dois órgãos responsáveis pela visão, o programa da Rede Globo Bem Estar recebeu a presença do oftalmologista Claudio Lottenberg e da dermatologista Márcia Purceli, ambos do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Os olhos vermelhos, chamados de hemorragia subconjuntival, podem ter várias causas, como aumento da pressão arterial, fragilidade capilar ou excesso de esforço ao coçar. Em caso de terçol (espécie de espinha na pálpebra), pode-se fazer massagem do lado de fora ou aplicar uma compressa morna. Porém, nunca se deve apertar o olho, para não machucá-lo.

Soro fisiológico pode ajudar a lavar os olhos. Já o colírio precisa de recomendação médica, pois muitas vezes contém algum remédio na composição. O jeito certo de pingar o colírio é: pôr uma gota em cada olho e puxar levemente a pálpebra inferior. Feche os olhos e permaneça assim por dois minutos. Evite encostar o bico do colírio nos cílios na hora de usá-lo.

As lágrimas são formadas por uma parte aquosa, uma mucosa e outra gordurosa. E é salgada porque contém sódio. Já existe lágrima artificial em forma de colírio, que deve ser passado, no máximo, cinco vezes por dia. Só um médico pode indicar esse lubrificante.

A alteração lacrimal é muito frequente em mulheres acima dos 50 anos, sendo comumente associada a alterações endócrinas que aparecem nessa fase da vida.

A partir dos 40 anos, a dica é procurar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Exames de rotina ajudam a detectar problemas como glaucoma e catarata.

Lentes de contato
As lentes de uso diário nunca devem ser usadas para dormir. Antes de tocar nelas, a recomendação é lavar as mãos com sabonete neutro, para remover restos de perfume, oleosidade, nicotina ou corpos estranhos. Recomenda-se, ainda, secar as mãos em uma toalha que não solte fiapo e manter as unhas sempre aparadas e limpas.

A limpeza do estojo da lente deve ser feita pelo menos uma vez por semana, com água quente, sem sabão. Após a secagem completa, o estojo deve ser guardado bem fechado.

Recomenda-se usar um descartável ou fazer a troca a cada seis meses, pois micro-organismos provenientes dos dedos ou da própria lente suja podem se acumular ali.

As lentes coloridas são feitas basicamente do mesmo material que as corretivas, com a única diferença de terem incorporado um pigmento para coloração.

Algumas pessoas têm menos tolerância e acabam abandonando a ideia depois de um tempo. Por isso, é sempre bom consultar um médico.

Cor dos olhos
A melanina responsável pela cor da pele é a mesma que dá a pigmentação aos olhos, e há um fator genético envolvido. Ao nascer, o bebê tem pouco ou nenhum pigmento na íris (a parte colorida), e isso dá a impressão de que os bebês terão olhos azuis ou verdes. Com o passar dos primeiros anos, a pigmentação normal se estabelece.

A cor da íris é determinada pela cor do tecido conjuntivo e das células de pigmento. Menos pigmentação deixa os olhos azuis, mais pigmentação deixa os olhos marrons. Os olhos verdes são uma variação dos castanhos.

Fonte: http://goo.gl/ca437K

« Voltar para o Blog

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3