Médicos ensinam a cuidar da saúde da visão em dias de sol intenso

Num piscar de olhos já é verão, e não só a pele e os cabelos exigem atenção especial. A maior exposição à radiação solar e à claridade aumenta o desconforto para enxergar, que piora com o uso de medicamentos, como antibióticos, anti-inflamatórios e antidepressivos. É preciso cuidado até com bronzeadores e filtros solares, que, em contato com olhos, causam de irritação a conjuntivite; e ainda com a escolha de óculos escuros. Há lentes mais adequadas a determinadas condições.

Pelo menos 300 drogas contêm substâncias (sais) sensíveis à luminosidade e são classificadas como fotossensibilizantes. Quando elas entram na circulação chegam aos tecidos dos olhos, onde absorvem a radiação ultravioleta do Sol. Resultado: a formação em excesso de moléculas de radicais livres, um dos piores inimigos das células.

É por isso que pessoas que tomam anti-histamínico para controlar alergias têm maior propensão a sofrer de síndrome do olho seco, um mal que pode inflamar a córnea (ceratite), só para citar um exemplo, explica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas:

- Uma dica é beber bastante água. O calor do Sol resseca a lágrima, piorando o problema.

Além de anti-histamínicos, pílulas anticoncepcionais e até fórmulas para tratar diabetes e arritmias podem provocar grande desconforto aos olhos, afetando especialmente o cristalino (a lente dos olhos), a córnea e a conjuntiva (a membrana que cobre a parte branca do olho). Então, sob exposição ao Sol, é bom ficar atento a sintomas de vermelhidão, sensação de corpo estranho nos olhos e visão embaçada.

- Tanto podem ser sinais de síndrome do olho seco como fotoconjuntivite, a inflamação da conjuntiva com secreção transparente - alerta Queiroz Neto. - A maior absorção da radiação ultravioleta pelos olhos, causada pelo uso crônico de medicamentos como corticoides e diuréticos, aumenta ainda o risco de catarata, a opacificação do cristalino. O primeiro sintoma é a fotofobia.

Tanto que ele receita, sempre que possível e com a orientação do médico de cada paciente, usar os remédios ao anoitecer.

- Quando tomar os remédios durante o dia é inevitável, recomendo proteger os olhos com o uso de lentes que filtrem o máximo de radiação ultravioleta. Isso se aplica às drogas tomadas a cada 24 horas, como é o caso da pílula anticoncepcional e alguns anti-histamínicos - comenta. - Cada caso deve ser discutido com o médico.

Se alguns remédios podem ser perigosos para a visão, bronzeadores e protetores solares também exigem cuidado, por levarem substâncias que são tóxicas para os olhos. Segundo pesquisa do Instituto Penido Burnier, 46% das ocorrências, no verão, de conjuntivite tóxica - a inflamação da conjuntiva - são decorrentes de aplicação de filtros solares; e os bronzeadores respondem por 3% dos casos.

Fonte: http://goo.gl/FmQ3XS

« Voltar para o Blog

Terms | Privacy Policy | © 2014 Shamir Optical Industry Ltd. designed by studio3